7 dicas para atender bem ao seu cliente – parte 1


Publicado em Categorias Atendimento, EmpresaTags ,

adiminstracao-credito-novos-clientes2[1]

Neste post irei comentar 7 dicas simples para você atender bem o seu cliente. Estas dicas nasceram de uma observação pessoal e profissional de diversas empresas e estudos. Vamos começar!

1. Preste atenção!

No domingo passado fui comprar um sorvete, que realmente é muito bom. Chegando ao local entrei na fila e passado algum tempo notei que havia cerca de três vendedores à paisana, porém eles conversavam e se distraiam não dando atenção ao cliente. Eles esperavam que o cliente fossem até eles e não ao contrário como deveria ser feito.

É dever de quem vende estar atento aos clientes que se interessam pelo seu produto ou serviço e criar a aproximação necessária para realizar a venda. A não realização desta ação pode afastá-lo, fazendo com que você não realize a venda.

2. Entregue mais!

Muitas vezes, na ânsia de fecharmos a venda com os clientes oferecemos Deus e o mundo, porém o brasileiro está ficando cada vez mais exigente e quando não se é entregue o que é prometido, tenha certeza de que irá gerar uma má impressão.

O que fazer? Ofereça apenas o essencial e entregue o excepcional. Ex: Vamos dizer que você tem uma oficina mecânica e o seu serviço é realizar apenas uma simples revisão. O cliente chega no estabelecimento, você oferece o serviço e ele contrata. Agora é onde está a mágica, ao invés de entregar apenas a manutenção, porque não uma lavagem simples agregada? Uma troca de óleo grátis na próxima revisão? Tenho certeza de que ele irá ficar surpreso e irá gerar uma ótima imagem.

3. Lembre-se!

Não esqueça dos seus clientes! É normal no meio do mundo dos serviços as empresas após prestado a sua parte não entrarem mais em contato.

Sempre esteja junto do seu cliente, se programe para entrar em contato com eles periodicamente e saber se está tudo certo ou se o mesmo não precisa de outro serviço. Com certeza, eles sempre indicarão aqueles que estão mais frescos em sua memória. Torne o seu cliente um revendedor da sua empresa.

No próximo post falarei as próximas dicas. Alguma dúvida ou sugestão? Comente que nós responderemos! Até a próxima!

Bruno Quaresma
Diretor Consultor da Prática Consultoria & Desenvolvimento. Apaixonado por aprendizado e empreendedorismo.
  • http://gildasio.net Gildásio Júnior

    Show!! Atenção é a coisa que seria mais importante nesse caso (ao meu ver)…
    Dando atenção ao cliente, tanto a dica 1 como a 3 já se resolvem por si só ^^
    Assim como a questão de feedback e tudo mais..

    • http://www.praticaconsultorias.com.br Bruno Quaresma

      Com certeza Gildásio! A atenção é o ponto mais importante. Pois no final das contas estamos SEMPRE lhe dando com pessoas.

    • http://www.praticaconsultorias.com.br Bruno Quaresma

      Com certeza Gildásio! A atenção é o ponto mais importante. Pois no final das contas estamos SEMPRE lhe dando com pessoas.

  • http://www.publicitariadigital.com.br/ Lizandra Diani Telles

    Artigo muito bom. Atendimento faz a diferença.

    Convido a acessar meu blog sobre Marketing Digital. Sucesso!

    Lizandra Diani Telles

    http://www.publicitariadigital.com.br/