9 Dicas de como Tornar o Feedback uma Ferramenta de Desenvolvimento


Publicado em Categorias Coach, Limites


Deseja implementar feedbacks em suas equipes? Você sabia que não precisa de nenhum estruturação para isso, apenas olhar para os objetivos, escutar ativamente, prestar atenção na equipe e tentar ser o mais imparcial possível pensando sempre no melhor para todos?
Vamos a algumas dicas:
1. Faça feedback na hora em que a situação acontece. Só há uma exceção: se a pessoa estiver fragilizada com a situação, é melhor esperar ela se recuperar e num outro momento, conversar com ela a respeito.
2. Desenvolva o seu feeling para saber se a pessoa está aberta ao feedback. Se não estiver, você pode ir trabalhando isso aos poucos e fazer com que ela mesma, chegue ao que você gostaria de falar.
3. Fale verdadeiramente o que precisa ser dito, mas de forma humana, leal, de modo que a pessoa saia motivada a melhorar e não destruída.
4. Seja consistente em relação ao que você falou no feedback. Ou seja só prometa ou diga o que você pode cumprir.Se você fala que é para desenvolver a pessoa e que isso não atrapalha a empresa e nem a equipe, não tem sentido demitir a pessoa após dizer o contrário para ela. Isso não é humano e nem profissional.
5. Não use o feedback somente para demitir, perde o sentido da sua força motriz para o desenvolvimento da pessoa e da equipe. Esse é o último após várias tentativas e nenhuma propensão da pessoa à melhora.
6. Elogie verdadeiramente a equipe e a cada um de seus liderados ou colegas. Mas, só se for verdadeiro.
7. Treine a sua equipe em relação ao feedback. Cada pessoa recebe, de acordo com  sua história, de forma diferente.
8. Legitime-se para dar feedback. Se você não é exemplo, se as pessoas não lhe consideram como legítima para receber suas críticas, não faça. Não surtirá o efeito voltado ao desenvolvimento.
9. Lembre-se: O feedback é profissional. Cuidado para não misturar coisas pessoais nesse momento.
.
.

Joseli Mendonça – Coach de Carreira e Consultora da Prática Consultoria
Diretora/Consultora
Prática Consultoria & Treinamentos
(81) 9813-5871 / Whatsapp

E nos acompanhem nas redes sociais:

Facebook:

Prática Consultoria e Joseli Mendonça

Instagram:

Prática Consultoria Joseli Mendonça