Linkedin Campeão


Publicado em Categorias Atendimento, Coach, Empresa


Como fazer para ter um perfil campeão no Linkedin?

O Linkedin é uma rede social de cunho estritamente profissional. Assim, a primeira dica é colocar, apenas, informações profissionais. Para ter o chamado perfil campeão no Linkedin, representado pela estrelinha azul, você precisa ter no mínimo:

♠ Uma foto de apresentação totalmente profissional.

♠ Na criação do seu Linkedin, colocar os interesses relacionados, para que a rede traga o que é, de fato, do seu interesse. Por exemplo: vagas, notícias sobre gestão de pessoas, política, economia…

♠ Colocar o cargo ou posição atual (se você está em busca de recolocação, o ideal é colocar o cargo desejado e não colocar o que a maioria das pessoas colocam como “em busca de recolocação”, porque o recrutador em sua busca de talentos, vai pela função do Linkedin, se ela não estiver disponível, o seu perfil será automaticamente desconsiderado).

♠ Informar seu endereço, CEP.

♠ Preencher pelo menos duas posições de trabalho anteriores à atual com as devidas descrições (o ideal é colocar por tópicos e escolher para descrever os mais relevantes ao seu objetivo profissional).

♠ Preencher a formação acadêmica.

♠ Adicionar pelo menos 5 competências.

♠ Preencher a seção Resumo (o preenchimento deve ressaltar tudo o que você tem bom, enfatizando o tempo de experiência, prêmios recebidos, contribuições suas significativas nas empresas pelas quais passou. Deve ter, no máximo, 6 linhas).

♠ Ter pelo menos 50 conexões.

Além disso, o que dá um UP no seu Linkedin é colocar uma segunda opção de idioma. Para isso, você clica no seu perfil e no canto direito de sua visão, você deverá clicar no idioma desejado. Ao fazer isso, toda atualização que você fizer em Português, você terá de fazer em inglês. Toda vez que editar em Português, deverá editar em inglês.

Você não precisa estar o tempo todo alterando seu Linkedin para a vaga que está concorrendo. O ideal é deixar claras as possibilidades que você deseja, contudo, tentando focar ao máximo na função. Assim, uma vez ou outra, será necessário fazer alguma atualização, principalmente se você tiver muitas experiências.

Dicas importantes para o seu perfil ficar bem visualizado e ter alcance:

♠ Postagens com certa frequência, principalmente de produções suas como artigos, fotos, dicas, vagas.

♠ Responder o mais rapidamente às mensagens que lhes são enviadas.

♠ Recomendar competências, porque quando você as recomenda, outras pessoas recomendam às suas e o seu perfil passa a ficar mais visível.

♠ Participar de grupos ativamente. O ideal não é estar numa grande quantidade de grupos, mas ser ativo neles.

♠ Fazer contatos inbox, com bom senso, mostrando-se sempre disponível.

Para quem deseja recolocação profissional, além de todas essas dicas, se você tiver a possibilidade de estar como Premium no Linkedin, ótimo, se não, essas dicas já lhes dão grandes possibilidades. Mas, além delas, é importante você baixar o aplicativo Linkedin Jobs, que é focado nas oportunidades. Nele, pelo celular, você coloca o título da função, a localidade e cria o alerta de vagas, para que chegue para você no momento em que for postada. As melhores vagas hoje estão no Linkedin.

Comente o nosso artigo, envie suas dúvidas! Contate-nos, caso precise de um trabalho de coaching de recolocação profissional!

Joseli Mendonça – Coach de Carreira e Consultora da Prática Consultoria
Diretora/Consultora
Prática Consultoria & Treinamentos
(81) 9813-5871 / Whatsapp

E nos acompanhem nas redes sociais:

Facebook:

Prática Consultoria e Joseli Mendonça

Instagram:

Prática Consultoria Joseli Mendonça